A Cavallaria é uma companhia de artes cênicas, que desde 2003 realiza espetáculos, filmes e performances, tomando como ponto de partida a dança e o teatro para a conexão com outras linguagens artísticas como o cinema, a moda, as artes visuais e marciais.

O maior exercício é o da comunicação com o público e a liberdade nas escolhas dos elementos cênicos.
Todos os elementos cênicos: texto, dança, cenário, luz, figurino, música, etc., são tratados como elementos dramatúrgicos e as escolhas cênicas propõem uma experiência que soma/acumula estímulos, provocando transbordamentos.

As obras nascem dos temas e abordagens cênicas propostos pela diretora Lu Brites e se desenvolvem com a colaboração de intérpretes / criadores que trazem suas vivências artísticas e pessoais para cada projeto.

Dançarinos, atores, circenses, cantores, yogues, poetas, cineastas, fotógrafos, são algumas das vertentes dos cavalleros atuais.

Entre os conteúdos temáticos dos projetos da companhia: a poética da água, a domesticação do feminino selvagem, as linhagens do leite materno através das gerações, a invenção dos deuses e heróis, o movimento na moda, o vegetarianismo...

As têcnicas usadas para os treinamentos são: o Asthaga Yoga, Viewpoints, Dança Contemporânea e Teatro Físico.

Desde sua formação, a companhia  tem o apoio da Associação Cultural Casa das Caldeiras. 

 

CAVALLARIA